Claudio Lins sobre Canto de Ossanha: "não saberia dizer se minha versão é melhor que a de Elis"

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2018 11h49
Johnny Drum/Jovem Pan Ator e cantor está atualmente em turnê com repertório mostrado no Popstar

Em 2017 a TV Globo exibiu a primeira temporada de Popstar, talent show em que artistas conhecidos das telinhas disputaram para ver quem se sairia melhor cantando sobre os palcos. O elogiado vencedor foi o roqueiro André Frateschi. Mas outro que chamou a atenção dos espectadores foi o vice Claudio Lins. Em uma de suas performances mais memoráveis, ele se arriscou na clássica Canto de Ossanha, dificílima canção de Baden Powell e Vinicius de Moraes eternizada na voz de Elis Regina. Em entrevista ao Morning Show, Claudio relembrou a apresentação e deixou a modéstia de lado ao comparar sua versão com a da cantora. “Bacana, né? É demais. Olha, realmente a Elis praticamente fez gravações que são definitvas. Então eu não saberia dizer se a minha versão é melhor do que a dela. Mas é diferente sem dúvida”, disse.

O astro atualmente roda o país com uma nova turnê. Intitulada Expresso Brasileiro, ela é composta por repertório semelhante ao apresentado no programa. Intercaladas aos clássicos da música popular brasileira, no entanto, estão, como novidade, algumas composições do próprio Claudio. Durante a conversa com a bancada, o convidado afirmou que não teve como fugir dessa sua origem e revelou que sentiu dificuldades ao tentar incluir músicas novas no setlist.

“Quando terminou o programa, vi que eu tinha montado um repertório tão embatível que falei ‘tenho que levar ao palco’ (…). Fomos montar o show então com arranjos novos e ficamos procurando coisas novas. E hoje? O que tem para encaixar? E foi difícil, cara. A gente não achou. claro que vou achar grandes compositores e grandes canções, mas o grande público não conhece”, desabafou. “A gente tem muita boa música e bons compositores sem espaço. Os grandes meios de comunicação tem essa de querer atingir as massas, e acabamos ouvindo mais as músicas de massa. Com a globalização também, sei lá, tem muitos motivos para chegar nesse lugar. A falta de educação cultural, de valorização da nossa cultura. Aí ficamos vivendo do passado da MPB”.

Outro momento que ficou marcado no decorrer do Popstar foi quando Zeca Camargo desaprovou uma das apresentações de Claudio. Na ocasião, o artista cantou Lembra de Mim, uma das mais famosas composições de seu pai, Ivan Lins. O que o incomodou, segundo ele, não foi exatamente a reprovação, mas as justificativa do jurado.

“Minha vida sempre foi ser filho do Ivan e da Lucinha então tem essa comparação pelo DNA da voz. Não tem muito como escapar (…). Mas ali na hora não entendi o que ele explicou. Tem que se levar em conta que foi a primeira vez que o programa foi feito. E tem uma coisa que conversamos internamente que espero que mude nas próximas edições. É muito cruel para os especialistas responderem só sim ou não. A plateia dava nota, o público de casa dava nota, eles não podiam. Que critério usam então? É difícil. Nesse sentido temos que dar um desconto para o Zeca. Prefiro pensar que ele ficou tão fascinado com a minha performance que esqueceu de apertar o botão e ficou com vergonha de dizer que esqueceu aí falou qualquer coisa (risos). ‘Prefiro seu pai?’ Obrigado, legal”, brincou. “Ainda não o encontrei, gostaria para tirar isso a limpo”.

Claudio se apresenta no Teatro Iguatemi, em Campinas (SP), na noite desta quarta-feira (11). Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Ingresso Rápido.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.